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Sobre

PANASONIC

Através da oferta de produtos e serviços que são sinônimos de inovação, qualidade, desempenho e facilidade de uso, e tendo como objetivo contribuir com o desenvolvimento e elevar o padrão de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, a PANASONIC tem se empenhado em fabricar e comercializar diversos e avançados aparelhos eletroeletrônicos. ?Uma vida melhor, um mundo melhor? é o condutor central de todos os produtos e serviços da marca japonesa, que contribuiu continuamente para a evolução da sociedade e para a felicidade das pessoas.

A história
A história da marca tem sua origem no dia 7 de março de 1918 quando o Sr. Konosuke Matsushita, na época um jovem de apenas 23 anos, juntamente com sua mulher, fundou uma pequena empresa familiar chamada Matsushita Electric Devices Manufacturing Works na cidade de Osaka para fabricar componentes elétricos. Contando apenas com dois empregados, o primeiro produto comercializado pela empresa foi um adaptador de tomada elétrica, projetado e desenvolvido pelo próprio senhor Matsushita. A tomada permitia conectar uma lâmpada e um aquecedor elétrico ao mesmo tempo. Tecnologia avançada para a época, porém, foi um fracasso total. Mas, ele não se apavorou e foi em busca de novas alternativas e começou a comercializar placas isoladoras cujos diferenciais em relação a seus concorrentes eram a qualidade elevada e, principalmente, entregas dentro do prazo acordado. Em 1923, com a invenção de um novo tipo de lâmpada para faróis de bicicletas, surgia pouco depois, em 1927, a marca NATIONAL para comercializá-la no mercado japonês. O ano de 1932 foi marcado por uma grande virada no crescimento da empresa, que já empregava mais de 1.000 pessoas, tinha 10 fábricas, 280 patentes e produzia 600 diferentes tipos de produtos, com suas vendas se estendendo, pela primeira vez, aos mercados externos. Era o início de um processo de internacionalização da empresa.
O desenvolvimento do primeiro rádio ocorreu em 1935 e, no ano seguinte, a empresa lançou no mercado o ventilador elétrico. Por volta de 1942, a empresa se tornou o primeiro fabricante de rádios do mercado japonês, lançando, no ano de 1952, o primeiro aparelho de televisão (ainda em branco e preto). Além disso, passou também a produzir lavadoras elétricas. Até este momento a empresa comercializava seus produtos sob a marca NATIONAL. Mas pouco depois, em 1955, com a exportação de seus famosos auto-falantes, a empresa resolveu adotar a marca PANASONIC (que significa ?wide-ranging-sound? em inglês, algo como ?som amplo? em português) para comercializá-los em outros países. Em 1958 foi fundada a Panasonic Mobile Communications como uma divisão especializada da empresa para a produção de produtos eletrônicos industriais, incluindo telecomunicações, áudio profissional, entre outros equipamentos. No ano seguinte, visando fomentar ainda mais seus negócios no exterior, foi inaugurada a subsidiária americana na cidade de Nova York, contando apenas com três funcionários na época. Inicialmente essa subsidiária comercializava no mercado americano rádios e televisores.
Rapidamente os executivos da empresa japonesa adotaram o nome PANASONIC em todos os seus produtos vendidos nos Estados Unidos, que posteriormente, no final da década de 1970, seria estendido para o mercado europeu. A década de 1960 foi marcada pela diversificação em sua linha de produtos com grandes lançamentos como a primeira televisão de 21 polegadas colorida do mercado japonês e o fac-símile; além da inauguração, em 1962, de uma subsidiária de vendas na Alemanha, que serviu como base para o ingresso da marca PANASONIC no continente europeu. A divisão de produtos para casa (Home Appliance) foi estabelecida em 1970 para a produção de eletrodomésticos, que introduziu pouco tempo depois o primeiro micro-ondas para uso doméstico.
A década seguinte seria marcada pelo desenvolvimento do primeiro aparelho de CD Player, que chamou a atenção do público ao ser apresentado na Tokyo Audio Fair e na feira de Berlim. A década de 1990 foi repleta de novidades, começando com o lançamento do Pancom Pro Note, primeiro notebook produzido pela empresa. Depois foi a vez do telefone celular MOVA P, o menor e mais leve aparelho disponível no mercado na época, equipado com bateria de níquel com hidrogênio; o aparelho de DVD; e as televisões digitais. No início do novo milênio o sinal amarelo acendeu para a empresa. Na ocasião, duramente atingido pela estagnação da economia japonesa, o balanço do grupo estampou um prejuízo de US$ 2 bilhões. Foi o estopim para uma reestruturação inédita. As 60 unidades de negócios foram reagrupadas em apenas 14. Fábricas foram fechadas no Japão e reabertas na China, onde os custos de mão-de-obra são mais baixos. Até mesmo cânones sagrados da administração japonesa, como a estabilidade no emprego, caíram por terra. Cerca de três mil funcionários perderam seus empregos.
Apesar de tantas transformações, o que mudou foi principalmente a forma de fazer negócios da empresa. Todos os novos produtos passaram a ser lançados simultaneamente no mundo. Até então, as novidades só chegavam aos mercados internacionais depois de alguns meses nas lojas japonesas. Nos últimos anos a PANASONIC colocou no mercado uma ampla variedade de produtos de última geração como a linha de TVs VIERA, as câmeras digitais LUMIX, os fornos de microondas com tecnologia avançada e uma moderna linha de seus tradicionais telefones sem fio.
No dia 1 de outubro de 2008, a Matsushita Electric Industrial adotou de vez o nome de sua marca mais popular, a PANASONIC, e abandonou, depois de quase um século, o nome de seu fundador, visando fortalecer sua imagem e impulsionar vendas no mercado global. Mas a mudança de nome também tinha como objetivo evitar confusões, já que até este momento a empresa fabricava produtos com a marca National para as vendas no Japão, e com a marca PANASONIC para as vendas no exterior. Com a marca unificada, tecnologia de ponta e com o esforço contínuo de todos os colaboradores, se comprometendo a fabricar cada produto com extrema dedicação, a PANASONIC passou a oferecer aos consumidores várias ideias para a vida, como dizia seu antigo slogan ideas for lifel.
Porém, as novidades do ano não pararam por aí. Em novembro a PANASONIC adquiriu, por US$ 8.8 bilhões, a rival Sanyo, fundada pelo cunhado do senhor Matsushita, Toshio Lue, logo após a Segunda Guerra Mundial, criando a maior fabricante de eletrônicos do Japão. A aquisição fortaleceu a PANASONIC no segmento de baterias recarregáveis e equipamentos de energia solar, duas áreas com forte potencial de crescimento. Em 2013 a empresa japonesa, em virtude da popularidade da tecnologia LCD, encerrou a produção de seus televisores de plasma. Com isso a PANASONIC passou a investir pesado na tecnologia 4K. Dentre as várias novidades estão um monitor 4K, o Toughpad de 20 polegadas (tablet com tela 4K) e até uma câmera com uma qualidade de imagem 4K.
Hoje me dia a PANASONIC empenha-se para reforçar o conceito ?A Better Life, A Better World? (em português ?Uma vida melhor, um mundo melhor?) para as pessoas do mundo todo em quatro principais divisões de negócios: Appliances Company (tem o compromisso de desenvolver produtos líderes em termos ambientais que atendem às novas necessidades dos consumidores nas áreas de eletrodomésticos, cozinha, condicionadores de ar, aquecedores de ar, beleza e saúde), Eco Solutions Company (trabalha incansavelmente para oferecer soluções que criem um ambiente confortável e reduzam o impacto ambiental, incluindo produtos para residências, escritórios, fábricas e comunidades, usando avançada tecnologia de gestão de energia), AVC Networks Company (conta com uma ampla variedade de produtos e serviços, como produtos AVC digitais, telefones celulares, sistemas de vigilância e de câmeras de segurança, terminais de pagamento e autenticação, sistemas PBX, equipamentos IP, telefones empresariais, equipamentos para documentos, sistemas sem fio, sistemas para infraestrutura social com integração de sistemas, serviço de manutenção e construção) e Automotive & Industrial Systems Company (ajuda a proporcionar estilos de vida ecológicos e inteligentes que também estejam seguros e protegidos; tudo com base em tecnologia central exclusiva).













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